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6 de setembro de 2010

Como ler TABLATURA

COMO LER TABLATURAS




A tablatura é o meio de divulgação de músicas mais usado na internet,
em parte pela facilidade de aprendizado da leitura, no mais pelo fato de se
adaptar facilmento ao formato TXT. Ao contrário das partituras que só seriam
lidas em programas especiais ou atraves de gráficos.

O que vou tentar fazer aqui é dar uma ajuda a todos que ainda não
sabem ler tablaturas (TABZ). Jà que é este formato que vou adotar para as
lições e exercícios que estou compondo.


BEM... A TAB SE PARECE COM ISTO.

G |-----------------------|-----------------------|-----------------------|
D |------------1----------|-------------------2---|-----------------------|
A |-------2---------------|---2--3-4-5--7---------|-----------------------|
E |---3------------3---5--|----------------0------|-----------------------|

Como você pode observar pelas letras no início de cada linha, cada
linha horizontal representa uma corda do baixo (G-Sol, D-Ré, A-Là, E-Mi)
lendo-se de baixo para cima. 4a, 3a, 2a e 1a cordas...

As linhas verticais representam, a grosso modo, a divisão dos
compassos. Este é um dos defeitos da tab, é que é muito difícil se criar
uma boa noção do tempo da música.

Os números representam a casa no braço na qual a nota é tocada, ou
seja... o primeiro número (3) representa que você toque a terceira casa na
4 corda (nota SOL), o segundo número (2) é segunda casa na corda lá (nota
SI). Entendou a regra... casa (número) na corda (linha).

A tablatura é lida no mesmo sentido da leitura escrita. Da esquerda
para a direita, e de cima para baixo cada tab separada (e não cada linha).

Aqui vemos uma tab de duas linhas...

G |-----------------------|-----------------------|-----------------------|
D |------------1----------|-------------------2---|-----------------------|
A |-------2---------------|---2--3-4-5--7---------|-----------------------|
E |---3------------3---5--|----------------0------|-----------------------|

G |-----------------------|-----------------------|-----------------------|
D |------------1----------|-------------------2---|-----------------------|
A |-------2---------------|---2--3-4-5--7---------|-----------------------|
E |---3------------3---5--|----------------0------|-----------------------|

Primeiro você lê o primeiro conjunto de 4 linhas... e depois desce
para o segundo conjunto. Fácil não?!

Como regra básica, sempre tenha em mãos a música a qual você está
lendo a tablatura. Isto porque como dissemos, a tab não lhe dá uma noção
ritmica completa da coisa (alguns até tentam escrever o tempo da nota
sobre a tab, ou criar diferença nos espaços entre as notas, mas nunca fica
perfeito).

No caso acima, as notas do primeiro conjunto significam:
- Sol (3 casa, corda E)
- Si (2 casa, corda A)
- Ré# (1 casa, corda D)
- Sol (3 casa, corda E)
- Lá (5 casa, corda E)
- Si (2 casa, corda A)
- Do (3 casa, corda A)... e assim por diante...



LINGUAGEM DAS TABS...

Assim como nas partituras, as tabs tem certos simbolos que servem
para representar certas técnicas.

SLIDE ---7/2---
Você começa tocando a primeira nota, e desliza o dedo para a
segunda. No caso acima, de Mi para Si...

Quando surge um Slide sem o segundo número, significa que o slide
não tem um destino, vai até o fim do braço... ouça a música para entender.


HAMMER ON-OUT ---5h7---
Este "H" significa hammer, ou seja, você toca a primeira nota, e
com outro dedo da mão esquerda você digita (sem toca com a direita) a
segunda nota. É uma versão do slite que não passa pelas notas intermediá-
rias.

SLAP & POP (s) ou (p)
Estas letras aparecerão sobre a tablatura, elas significam que
a nota que está abaixo dela deve ser slapada ou poped.


VIBRATO --7~~~~~~~~---
A nota em questão deve ser vibrada, geralmente se faz isto
balançando a corda com o dedo da mão esquerda, ou fazendo rápidos
hammers na casa seguinte.


BENDS --5(b1/2)---
Significa que você deve fazer um bend, ou seja, puxar a corda
com os dedos esquerdos para cima ou para baixo deixando o som mais
agudo (é mais típico de guitarra). O número que se segue depois da
letra "b" significa a extenção do bend. 1/2 = meio. Full = total.



CONCLUSÃO

O problema é que com o número de pessoas diferentes que estão
construindo tablaturas, nem todos usam os mesmo símbolos. O mais fácil
então é conhecer a música que está na tablatura. Aliás, como falei, ter
a música para escutar é indispensável.

A grande diferença entre as tablaturas e as partituras é a
precisão. A partitura tem uma leitura de tempo muito precisa, a
divisão de compassos é claro e o tempo das notas dentro dele estão
bem especificadas. Mas a partitura é mais simples de aprender.

Agora, me perdoe os mais puritanos... mais acho indispensável
que os baixistas atuais aprendam a ler tabs (talves até mais do que
partituras), primeiro pela facilidade de aprender (não que o caminho
mais fácil seja sempre o melhor, mas depois de aprendr a tab irá lhe
sobrar mais tempo pra aprender a partitura, e o aprendizado da
partitura fica mais simples usando as tabs em conjunto.), segundo
ponto positivo é a disponibilidade, você não encontra músicas pops
rolando por ai em partituras encontra??
Espero que tudo tenha fica mais claro.

Exércicios Técnicos

Neste capítulos colocamos alguns exercícios que irão te ajudar tecnicamente falando. São técnicas psicomotaras, de aquecimento, improvisação de agilidade nos dedos. Confira abaixo:

Psicomotor

Esses exercícios melhoram, e bastante, a parte Psicomotora.

Assim como os demais, deve ser feito bem devagar e ir aumentando a velocidade.

Psicomotor 1
--------------------------------------------4---3---2-----------------------------------------------
-------------------------------1---2---3-----------------1---2---3----------------------------------
-----------------4---3---2----------------------------------------------4---3---2-------------------
--1---2---3---------------------------------------------------------------------------1---2---3---4-

Psicomotor 2
1---2---------------------------------------------------------3---4---1---2---------------------------
--------3---4---------------------------------------1---2---------------------------------------------
----------------1---2-----------------------3---4------------------------------------------------------
-------------------------3---4---1---2-----------------------------------------------------------------

Movimentação
-------------------------------------------------------------4---5---6---7--------------------
-----------------------------------------3---4---5---6----------------------------------------
----------------------2---3---4---5-----------------------------------------------------------
1---2---3---4---------------------------------------------------------------------------------

Obs: Ao terminar a escala, fazer o mesmo exercício decrescente

Escada de Braço
1---------------------------------8-----7------------------------1----------------------------
----2-----------------------7----------------6---------------2--------------------------------
--------3-------------6--------------------------5-------3------------------------------------
------------4----5-----------------------------------4----------------------------------------



Exercícios para aquecimento e maior agilidade dos dedos.

Aconselho que se faça esses exercícios durante 15 dias, uma hora por dia. O resultado é muito bom. Depois dos 15 dias os dedos vão deslizar no braço.
Deve ser feito bem devagar e ir aumentando a velocidade. De preferência, use um metrônomo.

------------------------------------------------1---2---3---4-----------------------------------
--------------------------------1---2---3---4------------------1---2---3---4--------------------
-----------------1---2---3---4------------------------------------------------1---2---3---4-----
--1---2---3---4---------------------------------------------------------------------------------


EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO DAS MÃOS E TREINO

EXERCÍCIOS PARA MÃO DIREITA (AQUECIMENTOS)

Apenas toque a corda marcada com o "x", começando num rítmo lento (80bpm)
e vá aumentando lentamente. Não esqueça de não repetir os dedos, usando
sempre alternando indicador e anular.

G |--------------------|-----------x-x-x-x--|-x-x-x-x------------|--------------------|
D |--------------------|-x-x-x-x------------|-----------x-x-x-x--|--------------------|
A |-----------x-x-x-x--|--------------------|--------------------|-x-x-x-x------------|
E |-x-x-x-x------------|--------------------|--------------------|-----------x-x-x-x--|

G |--------------------|------x-x-----------|---------------x-x--|
D |---------------x-x--|---------------x-x--|--------------------|
A |------x-x-----------|--------------------|-----x-x------------|
E |--x-x------x-x------|--x-x------x-x------|-x-x-------x-x------|

G |--x-x------x-x------|--x-x------x-x------|--x-x------x-x------|
D |------x-x-----------|--------------------|------x-x-----------|
A |---------------x-x--|---------------x-x--|--------------------|
E |--------------------|------x-x-----------|---------------x-x--|

Você pode ainda criar outras formas de alternar as cordas... mas sempre crie
o padrão e só então o digite. Não adianta de nada ficar digitando a esmo.

Outro aquecimento bom, principalmente se você utiliza mais de dois dedos da
mão direita é a cavalgada... faça o seguinte:

Digite com a mão esquerda a 12a. casa da corda sol... então com a mão direita
digite utilizando os dedos 1, 2, 3... (indicador, anular e médio), neste padrão:
1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3... e conte mentalmente (1, 2, 3, 1, 2, 3...) SPEED UP!

Mude mais tarde a digitação para 1, 2, 3, 1, 2, 1, 2, 3, 1, 2... e conte
(1, 2, 3, 1, 2, 1, 2, 3, 1, 2...). Vá acostumando a alternar os dedos.

Outra digitação interessante é 3, 2, 1, 2, 1, 3, 2, 1, 2, 1, 3, 2, 1...



INDEPENDENCIA E CONTROLE DA MÃO ESQUERDA

Os números se referem as casas, mas pode ser iniciado em qualquer nota...
(ex. começando na 3. casa de mi (sol) as notas são 1-sol, 2-sol#, 3-lá, 4-lá#.

Use um dedo para cada casa, começe em partes medianas do braço, e a medida que
for se acostumando tranporte-se para areas mais graves ou agudas. Não esqueça
de alternar os dedos da mão direita.

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO4
1-2-3-4 1-2-4-3 1-3-2-4 1-3-4-2
2-1-3-4 2-1-4-3 2-3-1-4 2-3-4-1
3-1-2-4 3-1-4-2 3-2-4-1 3-2-1-4
4-1-2-3 4-1-3-2 4-2-1-3 4-2-3-1


Treine cada grupo por um tempo específico (um por dia por exemplo). Crie
para você mesmo uma agenda de estudos. Disciplina sempre ajuda.


Outro bom exercício... sempre alternando os dedos da mão direita e
usando na mão esquerda um dedo para cada casa...

G |--------------------|----4---6--6---4----|--------------------|
D |-------------3---5--|--3---5------5---3--|--5---3-------------|
A |----2---4--2---4----|--------------------|----4---2--4---2----|
E |--1---3-------------|--------------------|-------------3---1--|

Caminha uma casa pra frente e refaça o exercício... vá de semi-tom
até a 12a casa e então vá voltando... se sentir dores no pulso, pare
um tempo, descanse e volte a fazer o exercício quando estiver mais
disposto. Reveja sua postura de mão. O polegar da mão esquerda tem
que atingir o meio das costas do braço e a mão e os dedos ficarem o
mais perpendiculares o possível às cordas. Durente a digitação tente
erguer os dedos o minimo possível, e movimentar o dedão apenas o
necessário.

Escalas cromáticas sempre são bons exercícios também... principalmente
para quem está começando... mas não tente correr... tente digitar cada
nota lentamente, escutá-la e dizer (em voz alta) o nome da nota. Assim
seu cérebro vai se acostumando ao som das notas, seu nome e sua posição
na escala do instrumento.

O BRAÇO DE SEU INSTRUMENTO

COMO LER O BRAÇO DO SEU INSTRUMENTO

Antes de começar esta lição é bom que você esteja interado sobre escalas
e saiba já o que é uma quinta, uma quarta, tom, semi-tom e etc... caso
não, estarei logo colocando a disposição material sobre este assunto.

O Baixo tem uma vantagem incrivel sobre a guitarra. O fato de que seu
braço é simétrico. No baixo, a diferença de tom de cada corda é sempre
a mesma (ao contrario da guitarra que tem uma diferença entre a corda
SOL e a SÍ), cada corda é a quinta (na escala) da anterior. Assim sendo
RÉ é a quinta de SOL, LÁ a quinta de RÉ e MÍ a quinta de LÁ.

Sendo o braço do instrumento simétrico, esta leitura se repete em toda
a escala. Se andarmos para a segunda casa do baixo, temos na primeira
corda um LÁ, logo acima, na segunda corda, sua quinta que é MÍ, sobre o
MÍ, o SÍ e sobre este o FÁ#.

De quinta em quinta temos:

C - G - D - A - E - B - F# - C# - G# - D# - A# - F - C...

Vá procurando no seu baixo e veja como a quinta sempre está
na mesma casa da próxima corda...

Isto é o braço de seu instrumento, cada linha horizontal uma corda e
cada linha vertical um traste. Cada espaço uma casa, não confunda com
uma tablatura.
1 2 3 4 5 6 7
G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

No caso, o mapa das notas nas primeiras 7 casas do instrumento seria.

G |--G#-|--A--|--A#-|--B--|--C--|--C#-|--D--|...
D |--D#-|--E--|--F--|--F#-|--G--|--G#-|--A--|...
A |--A#-|--B--|--C--|--C#-|--D--|--D#-|--E--|...
E |--F--|--F#-|--G--|--G#-|--A--|--A#-|--B--|...

Não se esqueça que tem notas que possuem dois nomes:
- F# = Gb; - G# = Ab; - A# = Bb;
- C# = Db; - D# = Eb;


Agora vamos mapear uma série de notas na escala muito importantes...
em cada exemplo o "XXX" marca a nota, e os numeros marcam o local
relativo a nota no qual se encontra a dita cuja.

OITAVAS - Exatamente a mesma nota, só que com o dobro da frequência
(no caso de mais aguda) ou o dobro (no caso de mais grave). Muito
importânte quando se usa o "slap n´ pop"... bate o dedão na nota e faz
o pop (puxar a corda por baixo) na oitava.

G |-----|-----|-----|-----|-----|--8--|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


QUINTA - A quinta é componente principal em quase todas os acordes,
em qualquer acorde que você digite uma quinta existe grande chance de
que feche perfeitamente com o som... também é util no slap´n´pop.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|--5--|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|--5--|-----|-----|-----|...

TERÇA MAIOR - Fecha quase com todo acorde maior, é a nota que diferencia
um acorde maior de um acorde menor.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|--3--|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |--3--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

TERÇA MENOR - Idem a 3a maior, só que para acordes menores.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|--3--|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|--3--|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

SÉTIMA DOMINANTE (ou menor) - Fecha com diversos acordes, principalmente
acordes em sétima e em Blues. Tem o sentido de tenção, ideal para fechar
compassos ou voltar a tônica.

G |-----|-----|-----|--7--|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|--7--|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


...agora o mapa da mina...

O MAPA COMPLETO.

G |-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|-7M--|-8---|-9m--|...
D |-2M--|-3m--|-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|...
A |-6M--|-7m--|-7M--|-XXX-|-2m--|-2M--|-3m--|...
E |-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|...

Ps. - m = menor
- M = maior
- P = Justa
- + = Aumentada


Se você por algum motivo não entendeu nada disto, bem, logo estarei
disponibilizando os exercícios sobre escalas e modos... ai você vai
ficar sabendo o que é uma quinta justa, uma sétima maior, e etc...

6 comentários:

  1. Parabens pelo blog... otima qualidade com excelentes dicas!! continue assim!

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  2. Apesar de seguir as instruções do Scott Devine e do Billy Sheehan, acompanho as explicações e dicas de vocês porque são muito claras e práticas. Só não gosto deste texto branco sobre fundo preto... Obrigado pela ajuda aos recrutas Zero do contrabaixo!

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  3. Perfeito cara, parabéns !
    dicas mais do que úteis.

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